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O Poder dos Grãos e Sementes Integrais

O Poder dos Grãos e Sementes Integrais

Os grãos e sementes integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, ou seja, é o grão em si antes de ter sido descascado, refinado ou processado de qualquer forma. Portanto não sofreu alterações em sua estrutura, preservando todas as propriedades nutritivas iniciais.

Como o grão é formado
Farelo (casca): é a camada externa que protege o grão; é formada de fibra, vitamina B, proteína e microminerais.
Endosperma: rico em carboidrato, proteína e algumas vitaminas do complexo B.
Germe: também chamado de semente, é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, microminerais, antioxidantes e fitonutrientes.

A vantagem é que o organismo absorve de maneira mais benéfica os alimentos integrais resultando em uma melhor condição de controle dos níveis de açúcar no sangue, do colesterol, da perda e/ou manutenção de peso e principalmente no bom funcionamento do intestino, pois eles são ricos em vitaminaE, um poderoso antioxidante que preserva a saúde e juventude das células e combate os radicais livres

Fontes :Farinha de trigo integral , trigo em grão, farelo e fibra de trigo , germem de trigo , cevadinha em grão, milho (incluindo pipoca), arroz integral, arroz selvagem, centeio, sorgo, triticale, quinoa em grão, amaranto, aveia, chia , gergelim , linhaça , girassol , semente de abóbora , etc

Esses alimentos podem ser empregados em uma diversidade de preparações, como sopas, ensopados, confeitaria, recheios doces e salgados e, sob a forma de farinhas, em mingaus, panquecas, pães e tortas.

Lembre-se:

-Três porções diárias de cereais integrais é o mínimo recomendado segundo a pirâmide alimentar brasileira ( ex :1 fatia de pão de grão integral;½ xícara de arroz integral,1 xícara de cereal matinal com grãos inteiros.);o máximo são seis. Ultrapassar essa dose e cair no exagero pode atrapalhar o aproveitamento de nutrientes como o cálcio. Isso porque os alimentos que não sofreram refinação costumam carregar uma substância conhecida como fitato. E esse, por sua vez, compete na absorção de minerais, como o dos ossos. Excessos nunca são bem-vindos

-É importante quando se consome cereais integrais que se tome bastante liquido , sem líquidos, o resultado é o inverso. , atrapalhando o trânsito intestinal .

-Abusar de ervas e especiarias na hora de temperar é um dos segredinhos para tornar tudo mais saboroso

-Depois de escolher os grãos e sementes que serão adicionados à dieta, o fundamental é saber onde e como conservá-los para que não percam as propriedades nutricionais. Tais alimentos devem ser guardados em local seco e a embalagem dobrada e fechada para evitar a entrada de insetos. Uma outra opção é acomodar o alimento em uma embalagem plástica que possa ser fechada novamente e refrigerada.

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04 / Ago / 2018
Empório Grãos da Terra

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